quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Os principais componetes do sangue

Plasma sanguíneo


O plasma sanguíneo é um líquido amarelado, este coagula de maneira espontânea e que é formado na maior parte por água. O plasma sanguíneo é constituido 90% por água , proteínas, hidratos de carbono sendo o mais importante a glicose, lipidos, gases em solução e sais minerais, o plasma tem também em menor quantidade hormonas, enzimas e anticorpos. O plasma sanguíneo sem fibrinogénio (proteína) tem a designação de soro.

Corpúsculos sanguíneos

Glóbulos vermelhos

Os glóbulos vermelhos ou hemácias são os elementos figurados (com forma ) que mais abundam no sangue, é devido ás hemácias que o sangue apresenta cor vermelha . Num adulto o número normal de glóbulos vermelhos anda á volta de 5 milhões por milímetro cúbico.





Glóbulos brancos




Os glóbulos brancos ou leucócitos, têm um tamanho ligeiramente superior aos glóbulos vermelhos, sendo o seu número inferior. Em 1mm cubico do nosso sangue existe normalmente entre 6000 e 80000 leucócitos tanto nos homens como nas mulheres. A forma dos leucócitos é totalmente esférica possuindo um núcleo e uma membrana muito fina. Os glóbulos brancos são incolores e o seu número vai diminuindo aquando do nascimento até á idade adulta. Os principais locais de formação dos leucócitos é na medula óssea e nos gânglios linfáticos ( Baço e timo ).


Plaquetas

As plaquetas ou trombócitos não são verdadeiras células, mas sim fragmentos citoplasmáticos das células mãe da medula óssea. A quantidade de plaquetas em condições normais varia de 200000 a 300000 por milímetro cúbico de sangue.

Intervenção das plaquetas na formação do coagulo sanguineo

Sem comentários:

Enviar um comentário