quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

O sistema cardio-respiratório e o seu funcionamento


O aparelho respiratório situa-se numa estrutura óssea expandivel, formada pelas costelas, o esterno e a coluna vertebral.


O aparelho respiratorio, é o conjunto de estruturas do organismo, que possibilita a captação do òxigenio e do ar, e por sua vez elimina o anidrido carbónico. A este processo damos o nome de respiração.



As vias respiratórias


São as vias respiratórias que vão constitutir o percursso que o ar realiza, até chegar aos pulmôes.



Os orgãos que constituem as vias respirtatórias são:


-fossas nasais: onde se dá o iniciar da via respiratoria. As fossas nasais têm uma função de purificar o ar, devido a sua localização.



-faringe: a faringe situa-se por trás da boca e das fossas nasais. Este orgão é comum a dois sitemas: o aparelho respiratório e o aparelho digestivo. A faringe é a responsavel pela recepção do ar das fossas nasais.



-laringe: a laringe situa-se na parte posterior do pescoço. Pela sua parte superior contacta com a faringe, pela sua parte inferior com traqueia. A sua estrutura de formação é uma membrana cartilaginosas, onde as suas unidades estão unidas entre si por ligamentos e musculos próprios. Este orgão é o responsável pela produção da voz e possui no seu interior umas pregas musculares conhecidas por cordas vocais, onde o ar recebido dos pulmões é transformada em som.



-Traqueia: Situa-se entre a laringe e os bronquios e é formada por um conjunto de aneis cartilaginosos que formam um C, que são unidos por uma membrana.



-Brônquios: são formados através da divisão em duas partes da traqueia ao nível da quarta vertebra dorsal cada brônquio, ou também chamado brônquio principal, dá lugar a outro brônquio de menor calibre, denominados brônquios lobares e brônquios segmentares, consoante o lugar do pulmão a que cheguem. Os brônquios segmentares dividem-se por ramificações que atingem tamanhos muito reduzidos terminando no que se conhece como alvéolo pulmonar.



Os pulmões


Os pulmões são orgãos essenciais da respiração, encontram-se alojados na cavidade torácica e separados pelo coração e por o espaço chamado mediastino. A sua consistência é mole, esponjosa e dilatáveis. Tem a forma de uma pirâmide truncada, com base no musculo diafragma e vertice na primeira costela. O pulmão direiro é ligeiramente maior que o esquerdo porque o pulmão esquerdo está alojado do mesmo lado do coração. Os pulmões dividem-se em porções chamadas lobos. Dois sulcos dividem o pulmão direito em três lobos, sendo que um só sulco divide o pulmão esquerdo em dois lobos. Os pulmões revestem-se por uma membrana denominada pleura.





















A respiração
Acção em dois tempos



A respiração pulmonar própria do Homem e dos animais superiores , consiste em absorver o oxigénio do ar que as células necessitam para realizar as suas reacções quimicas internas e eliminar o anidrido carbónico para o exterior e o vapor de água resultante das mesmas. Esta troca de gases realiza-se pr meio do sangue e da circulação.


Mecânica da Respiração


Inspiração




No Homem, durante a inspiração aumentam os três diâmetros torácicos graças principalmente á acção dos músculos inspiradores, que ao se contrairem elevam as costelas. O aumento do diâmetro vertical é devido ao músculo diafragma, que se deve considerar o musculo inspirador mais importante, pois graças á sua acção, combinada com os outros, se consegue o aumento do volume torácico.

Como se produz a entrada de ar nos pulmões?

Os pulmões seguem passivamente os movimentos da caixa torácica, pelo que, ao alargar-se esta, os pulmões se distendem diminuindo a pressão de ar contido nos mesmos e em consequência do seu aumento de volume. O ar exterior precipita-se então pelas vias respiratóriaspara restablecer de novo o equilibrio. Este fenómeno denomina-se inspiração.




Expiração


Ao distenderem-se os músculos inspiradores, contraidos na fase de inspiração, o tórax recupera da sua forma primitiva. As costelas voltam á sua posição inicial, tal como o diafragama, pelo que a capacidade torácica diminui e os espaços pulmonares distendidos coltam também á sua posiçao inicial, pelo que, ao contrário do que ocorria na inspiração, a pressão do ar contido nos mesmos aumentará, produzindo-se a saida de arpara nesta fase restabelecer o equilibrio de pressão. Esse fenómeno é denominado expiração.

































Intercâmbio de Gases


Para que se produza intercâmbio de gases entre o ar e o sangue é necessário que ambos entrem em contacto.Este contacto entre o ar atmosféricoe o sangue produz-se ao nivel do alvéolo pulmonar, através de cuja membrana se produz a passagem de O2 e do CO2. O ar inspirado atravessa as vias respiratórias e chega ao alvéolo pulmonar e, atravessando a sua membrana, chega aos glóbulos vermelhos do sangue, onde, unido quimicamente à hemoglobina, é transportado até ao coração esquerdo para ser distribuido pela rede arterial a todas as células do organismo. Uma vez realizadas as reacções quimicas que estas células necessitam para a sua subsistência, serão lançados no sangue anidrido carbónico e vapor de água, resultantes das mesmas, os quais, através do sitema venoso e por meio das veias cavas, chegaram ao coração direito, donde serão enviados aos pulmões para serem eliminados para o exterior atrávés do ar expirado.




O centro respiratório pode considerar-se o controlador da respiração. Está situado no encéfalo, possui conexões nervosas que recebem informação do que acontece nos pulmões e envia ordens ao diafragma e aos musculos intercostais para a sua contracção ou distensão. O centro respiratório é estimulado pela concentração de anidrido carbónico do sangue. Quando esta concentração ultrapassa os limites normais, estimula-se o centro respiratório enviando então mensagens aos musculos encarregados da inspiração para que actuem, aumentando a frequência e amplitudo dos movimentos respiratórios.


Fenómenos quimicos da respiração



2 comentários:

  1. Oi! Eu faço Templates de graça se quiser estou a disposição e reparo seu blog tudo de graça

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar