quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Aparelho cardiovascular


O Coração
O coração é um orgão ímpar situado dentro da caixa torácica entre os 2 pulmões. Tem um volume identico ao de um punho o seu peso pode variar entre os 300 e os 500g no adulto.
O coração tem a função de bomba, indispensável á circulação do sangue portanto, à vida. Esta função é regulada pelo sistema nervoso autónomo mediante o sitema de condução eléctrica do coração, pelo que não se pode regular voluntáriamente a frequência de bombardeamento.É formado por musculatura estriada que é alimentada pelos vasos cardíacos.O coração é um orgão oco, dividido em quatro cavidades separadas entre si duas a duas, mediante válvulas fibrosas que permitem a passagem do sangue num único sentido. Destas cavidades saem ou chegam uma serie de vasos sanguíneos que se dirigem ou provêm da circulação do organismo.


Cavidades cardíacas

São 4 duas aurículas e dois ventrículos . Cada auricula comunica co o ventriculo do mesmo lado, mas nem elas nem os venriculos comunicam entre si no adulto.Todas as cavidades cardiacas estão recobertas por uma capa de tecido elástico, branco de aspecto liso e brilhante que se chama endocárdio.

Aurícula direita

Situada acima e à esquerda no coração. Nela desenbocam as veias cavas superior e inferior. Está separada da aurícula esquerda pelo septo interauricular e do ventrículo direito por um orifício no qual se encontra a válvula tricúspida.

-Aurícula esquerda


Situada acima e á direita do coração. Nela desembocam as veias pulmonares direitas e esquerdas, que transportam sangue arterial (proveniente dps pulmões). Está separada do ventrículo esquerdo por um orifício onde se encontra a válvula mitral.

-Ventrículo direito

O ventrículo direito está situado abaixo e à esquerda do coração. Tem uma musculatura mais potente e tem uma cavidade maior que a aurícula. Os ventriculos separam-se pelo septo interventricular, a este chega sangue venoso vindo da aurícula direita que por sua vez é expulso para a artéria pulmunar.

-Ventricula esquerdo

Está situado abaixo e à direita do coração. A sua cavidade possui a parede muscular mais potente pois tem o dever de expulsar o sangue arterial da aurícula esquerda através da válvula aórtica para a grande circulação.

O miocárdio

O miocárdio é a parede muscular do coração. É constituido por musculo estriado disposto helicoidalmente constituindo desta forma todo o orgão. A disposição das suas fibras vai permitir a contracção e o funcionamento como bomba de perfusão.O coração mantem-se na sua posição por uma membrana fibrosa que o envolve e o fixa ás estrutura próximas permitindo a contracção. Trata-se do pericárdio.


Circulação Coronária

É encarregada de alimentar o musculo cardiaco. É um agrupamento de artérias e veias dispostos em forma de anel, a nivel do suco entre as auriculas e os ventriculos. As artérias coronárias são provenientes da aorta, e as veias desembocam no seio coronário. O enfarte de miocárdio dá-se quando for obstruida a circulação coronária.

Os Movimentos Cardiacos



Sistole: é a contração dos ventriculos para expulsar o sangue proveniente das auriculas para as arterias pulmonares e aorta.


Diástole: é o periodo de contracção das auriculas, simultâneo ao relaxamento dos ventriculos, que permite a passagem do sangue para estes últimos. Este ciclo repete-se sem cessar. Ao apoiar a mão sobre o peito(de uma mulher) podemos apreciar (como os seus peitos sao bons) os batimentos do coração: o primeiro corresponde à diástole e o segundo á sistole.


Aparelho circulatório

Arterias e veias

No aparelho circulatório podemos distinguir fundamentalmente um sistema fechado de canais e um conteudo ou sangue. Através destes canais chegarão aos diferentes orgãos e tecidos do organismo as substâncias nutritivas e o oxigenio necessário á vida. Ao mesmo tempo são recolhidos os detritos resultantes do metabolismo celular para serem conduzidos aos orgãos encarregados da sua eliminação. Os canais do aparelho circulatório não são rigidos pelo que o seu calibre regulado pelo sistema nervoso vegetativo aumenta ou diminui segundo as necessidades fisiologicas do orgão ou da temperatura ambiente(termorregulação).


Morfologia das artérias e a sua função


Chamam-se artérias aos canais que saem dos ventriculos do coração e que levam o sanguen venoso para a periferia do corpo. As artérias são constituidas por três camadas: a intima, mais interna, permite que o sangue deslize facilmente; a túnica média, constituida por fibra muscular lisa bastante potente, permite alterar o calibre da artéria; a adventicia é a camada mais externa. Há inumerasn artérias no nosso organismo pelo que só indicamos as que têm maior significado.


Elas são:
  • Artéria pulmunar ;

  • Artéria aorta ;

  • Artérias subclávias;

  • Artérias carótidas;

  • Tronco celíaco ;

  • Artérias mesentéricas ;

  • Artérias renais ;

  • Artérias ilíacas;

Morfologia das veias e sua função


A nível dos orgãos e seus tecidos, as artérias transformam-se em vasos de calibre cada vez menor, até se converterem em capilares, estes transformam-se em vasos de calibre progressivamente maior, à medida que se aproxima do coração. As mais grossas terminam nas auriculas transportando sangue venoso. As veias são constituidas por 3 camadas de tecido como acontece com as artérias. Salienta-se que as veias pulmonares que provêm dos pulmões desembocam na auricula esquerda levando sangue arterial. As outras veias são paralelas as artérias do mesmo nome, excepto as veias cavas superior e inferior homólogas da aorta.


Circulação sistémica e circulação pulmonar


Circulação sistémica ou grande circulação:


inicia-se no ventriculo esquerdo que expulsa para a aorta o sangue arterial proveniente da auricula esquerda. Da aiorta e das arterias ilíacas nascem novas arterias que vão diminuindo progressivamente de calibre, enquanto dão novas ramificações até se converterem em capilares arteriais. Estes são os vasos de menor calibre, onde as hemácias circulam umas atrás das outras para facilitar as trocas de oxigénio que tranmsportam por dioxido de carbono proveniente dos tecidos. Neste ponto os capilares arteriais tranformam-se em venosos, convertendo-se em veias de calibre progressivamente maior, até chegarem a veia cava superior e a veia cava infeirior, que termina na auricula direita.


Circulação pulmonar ou pequena circulação


O sangue venoso da auricula direita passa para o ventriculo direito de onde é expulso para a artéria pulmonar que se dirige aos pulmões para permitir as hemácias descarregar o dioxido de carbono que transportam e reabastecerem-se de oxigénio. O sangue oxigenado sai dos pulmões pelas veias pulmonares que desembocam na auricula esquerda, onde o sangue comunica com a circulação sistémica para reiniciar o ciclo.


Sistema linfático. Vasos e gânglios



As veias são ajudadas na sua função de drenagem por outro conjunto de vasos: o sistema linfático. O espaço que existe entre os tecidos acumula-se os detritos resultantes do metabolismo celular. Parte desses liquidos passa de novo e directamente para a circulação, mas outra parte, a linfa, passa para o sistema linfático. A linfa é constituida por particulas de grande tamanho, assim como por células do sistema imúnitario e de defesa do organismo.O sistema linfático é formado por uma rede capilar da qual saem os vasos ou canais colectores linfáticos e para os gânglios linfáticos e para os canais colectores terminais que desembocam no sistema venoso: o esquerdo ou canal torácico e o direito ou grande veia linfática. A rede capilar linfática entrelaça-se com a rede capilar sanguinea, se bem que os seus vasos tem maior calibre e as suas paredes sejam mais finas. Os colectores e os vasos linfáticos estão munidos de válvulas, situadas a poucos milimetros umas das outras, que impedem um refluxo da linfa.


Gânglios linfáticos


Cada gânglio é recoberto por uma cápsula fibrosa, que emite prolongamentos para o interior do mesmo, e por tecido linfóide, disposto em forma de nódulos na periferia em forma de cordões na parte central do gânglio. O tecido linfóide é por sua vez mantido por uma malha de tecido reticular. A função do tecido linfóide é sintetizar os linfócitos e os macrófagos, elementos circulantes do sangue e encarregues da defesa do organismo.


Grupos glanglionares regionais

Recebem a linfa de determinado orgão ou território. O facto de um orgão enviar linfáticos a um grupo ganglionar reginonal não significa que este seja tributário exclusivamente desse grupo, pode ser de outros. Os linfáticos so existem nos orgãos que têm capilares sanguineos.



3 comentários:

  1. nossa muito maravilhoso este blog estão de parabens sou estudante de enfermagem e me ajudou muito muito mesmo muito obrigado.

    ResponderEliminar
  2. Sou estudante do ensino médio e para fazer um trabalho de educação física, usei esse texto. Obrigada por ajudarem e parabéns!

    ResponderEliminar