A respiração
Acção em dois tempos
A respiração pulmonar própria do Homem e dos animais superiores , consiste em absorver o oxigénio do ar que as células necessitam para realizar as suas reacções quimicas internas e eliminar o anidrido carbónico para o exterior e o vapor de água resultante das mesmas. Esta troca de gases realiza-se pr meio do sangue e da circulação.
Mecânica da Respiração
Inspiração
No Homem, durante a inspiração aumentam os três diâmetros torácicos graças principalmente á acção dos músculos inspiradores, que ao se contrairem elevam as costelas. O aumento do diâmetro vertical é devido ao músculo diafragma, que se deve considerar o musculo inspirador mais importante, pois graças á sua acção, combinada com os outros, se consegue o aumento do volume torácico.
Como se produz a entrada de ar nos pulmões?Os pulmões seguem passivamente os movimentos da caixa torácica, pelo que, ao alargar-se esta, os pulmões se distendem diminuindo a pressão de ar contido nos mesmos e em consequência do seu aumento de volume. O ar exterior precipita-se então pelas vias respiratóriaspara restablecer de novo o equilibrio. Este fenómeno denomina-se inspiração.
Expiração
Ao distenderem-se os músculos inspiradores, contraidos na fase de inspiração, o tórax recupera da sua forma primitiva. As costelas voltam á sua posição inicial, tal como o diafragama, pelo que a capacidade torácica diminui e os espaços pulmonares distendidos coltam também á sua posiçao inicial, pelo que, ao contrário do que ocorria na inspiração, a pressão do ar contido nos mesmos aumentará, produzindo-se a saida de arpara nesta fase restabelecer o equilibrio de pressão. Esse fenómeno é denominado expiração.
Intercâmbio de Gases
Para que se produza intercâmbio de gases entre o ar e o sangue é necessário que ambos entrem em contacto.Este contacto entre o ar atmosféricoe o sangue produz-se ao nivel do alvéolo pulmonar, através de cuja membrana se produz a passagem de O2 e do CO2. O ar inspirado atravessa as vias respiratórias e chega ao alvéolo pulmonar e, atravessando a sua membrana, chega aos glóbulos vermelhos do sangue, onde, unido quimicamente à hemoglobina, é transportado até ao coração esquerdo para ser distribuido pela rede arterial a todas as células do organismo. Uma vez realizadas as reacções quimicas que estas células necessitam para a sua subsistência, serão lançados no sangue anidrido carbónico e vapor de água, resultantes das mesmas, os quais, através do sitema venoso e por meio das veias cavas, chegaram ao coração direito, donde serão enviados aos pulmões para serem eliminados para o exterior atrávés do ar expirado.
O centro respiratório pode considerar-se o controlador da respiração. Está situado no encéfalo, possui conexões nervosas que recebem informação do que acontece nos pulmões e envia ordens ao diafragma e aos musculos intercostais para a sua contracção ou distensão. O centro respiratório é estimulado pela concentração de anidrido carbónico do sangue. Quando esta concentração ultrapassa os limites normais, estimula-se o centro respiratório enviando então mensagens aos musculos encarregados da inspiração para que actuem, aumentando a frequência e amplitudo dos movimentos respiratórios.
Fenómenos quimicos da respiração
Oi! Eu faço Templates de graça se quiser estou a disposição e reparo seu blog tudo de graça
ResponderEliminarEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminar